segunda-feira, 18 de abril de 2011

REUNIÃO DE PAIS

     O bimestre está chegando ao fim, logo vai chegar o dia da reunião de pais. Como será sua reunião? Tenho alguma sugestões. Primeiramente você deve estar bem segura (o) do que vai fazer, do que vai falar e a ordem em que tudo vai acontecer, principalmente saber o máximo de informações sobre o desenvolvimento do seu aluno.

Semanas antes da Reunião de pais

       Se você fez uma avaliação (sondagem) no começo do ano, agora é a hora de fazer mais uma para observar qual foi o rendimento do aluno, mas não se esqueça, a avaliação do rendimento da criança deve ser geral, não só o nível de escrita. É importante você observar quais foram os avanços da criança de um modo geral, se chorava, se sabia segurar o lápis, se brincava com outros colegas, se conversava com a professora, se sabia contar, reconhecer números, letras, se cantava, enfim tudo que você pode observar. Por isso é tão importante uma avaliação inicial. Claro que neste bimestre, na educação infantil, os avanços que espera-se que tenham havido, é mais no campo de relacionamento e independência, principalmente se é a primeira vez que o aluno frequenta a escola. Observar o resultado desta avaliação é muito importante, pois, além de estar segura quando for falar do aluno é este resultado que você deverá usar para preparar suas próximas aulas, ou seja, o que você perceber que a criança ainda não sabe, deverá trabalhar nos próximos meses. Vou dar um Exemplo: a sondagem do nome próprio, se você pediu para a criança escrever o nome dela do jeito que ela sabia no começo do ano e agora em abril quando pediu para ela escrever, percebeu que ela já faz corretamente, neste próximo bimestre você deverá ensiná-la a escrever as outras partes do nome. Alguns professores ficam satisfeitos quando a criança aprendeu a fazer o primeiro nome, mas e o resto? Temos que ajudá-lo a se desenvolver cada vez mais. Bem, mas vamos voltar à reunião de pais, agora que você já sabe o máximo de informações possíveis sobre o desenvolvimento de seu aluno.

Avise as crianças sobre a reunião de pais e peça que fiquem em silêncio para não atrapalhar, (caso elas compareçam na reunião). Se você não explicar para as crianças, no dia da reunião, quando as crianças começam a "fazer barulho" os pais não chamam a atenção porque acham que o professor é que deve fazer e vice-versa.

No dia da Reunião de Pais

    Procure chegar com antecedência para arrumar a sala de acordo com sua necessidade e preparar o material que irá precisar (canetas, mesas, cadeiras, toalha para a mesa do café, aparelho de som tv, aparelho de dvd, comida bebida, listas para assinar, atividades dos alunos, pegar os últimos recados com a direção, etc)

Gosto de deixar um cd tocando com alguma música infantil e recepcionar os pais na porta da sala. Acho interessante colocar as mesinhas e as cadeiras onde os pais vão se sentar, em círculo ou semi círculo.

Montar uma mesa com chá, bolachas, suco, café, bolo, copo descartável e guardanapo (depende do que a escola ou você dispõe) para recepcionar os pais ou responsáveis pelas crianças é muito simpático.
  
Passo a lista de presença para os pais assinarem logo no início da reunião e aviso que hoje é um dia muito importante e que a presença deles é fundamental, mas que, quando precisarem sair, não tem problema e aviso os dias e horários que podem me encontrar na escola para conversar sobre a criança.

      Alguns pais são muito tímidos e têm medo de que a professora fale do filho dele na frente dos outros pais, outros não vao às reuniões porque já sabem que a professora vai reclamar do comportamento da criança, por isso acho importante apresentar a pauta da reunião para os pais, assim eles sabem exatamente o que vai acontecer. Avise que podem perguntar sempre que tiverem alguma dúvida e deixe claro que não vai falar sobre nenhuma criança na frente de outros pais. Acho que na reunião de pais não se deve falar sobre problemas individuais, na minha opinião, a reunião deve ser o mais geral possível, se tiver algum problema com algum aluno, deve-se chamar o responsável para conversar em um outro dia. Caso seja impossível, então, pelo menos deixe para falar com este responsável no final da reunião, quando os outros pais já tiverem ido embora.

Ler um texto para eles e/ou realizar uma dinâmica com eles. Gosto de dar o texto por escrito para os pais levarem para casa, assim por exemplo, se a mãe foi na reunião, o pai que não pode ir com ela, pode pelo menos ler o texto.

É legal explicar como é a rotina dos alunos, falar que eles ouvem músicas na escola, como a que eles estavam ouvindo quando chegaram.

Geralmente aviso que vou chamar os pais para conversarem  sobre o desenvolvimento de seu filho (a), respeitando a ordem alfabética dos nomes das crianças, assim, os pais que têm as crianças que tem o nome começado por "a" são chamados primeiro, mas às vezes, a mãe avisa que precisa falar logo, dependendo do motivo, eu abro a discussão com os pais, se eles concordarem passo a pessoa na frente, caso não concordem peço para vir falar comigo outro dia. Infelizmente não dá para atender quem chegou primeiro, pois normalmente não vemos os pais chegarem, mas se eles estão vendo fotos e atividades de seus filhos e conversando com outros pais, geralmente eles não se importam de esperar, pois estão felizes por estar lá, vendo coisas de seu interesse.

Antes de começar a chamar os pais para conversarem individualmente, eu entrego as atividades das crianças para os pais olharem, assim se tiverem alguma dúvida podem perguntar quando forem chamados. Também é legal passar no dvd, as fotos da crianças que você tirou desde o começo do ano.

Gosto de pegar um brinquedo da escola e brincar com os pais, assim, mostro tudo o que a criança está aprendendo quando brinca com ele, ou seja, percebam que as crianças aprendem brincando. Exemplo:  jogo da memória de quantidade. Distribua um jogo  para cada 4 pais e peça para eles jogarem, depois pergunte o que eles acham que a criança aprende com aquele jogo. Algumas respostas: quantidade, nº, cores, esperar sua vez, ganhar e perder, etc. Observe os brinquedos que a sua escola possui e escolha um que atenda suas necessidades.

Sugestão de texto para o 1º bimestre

(peguei no site: http://ensfundamental1.wordpress.com/mensagens-reuniao-de-pais/)

O PRINCIPAL NA VIDA…


Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro dizia: entre e apanhe tudo que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porem, de uma coisa: depois que você sair a porta se fechara para sempre, portanto aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal…

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente.

“Você só tem oito minutos.”

Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou… Lembrou-se, então que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre!!!

O mesmo acontece, às vezes, conosco.

Temos uns oitenta anos para viver neste mundo e somos advertidos: “Não se esqueça do Principal!…
E o principal são os valores: Espirituais, A oração, A vigilância, A família, Os amigos, a vida!…

Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais os fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado…

Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial:

“os tesouros da alma!”

  Que jamais nos esqueçamos:

A vida, neste mundo, passa rápido e a morte chega de inesperado. E quando a porta desta vida se fechar para nós de nada valerão as lamentações. Portanto, que jamais esqueçamos do principal

Os filhos crescem muito rápido, eles devem ser  o principal de nossa vida


Neste link você encontrará a música "Lavar as mãos" do Castelo Ra-tim-bum, para usar na reunião de pais.


Neste link você encontrará  dinâmicas e textos para ler para os pais.

Espero que tenham gostado das sugestões, desta professora que tem 22 anos de magistério e muita vontade de melhorar sempre. O QUE APRENDI NESTES ANOS QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS, SE TIVEREM SUGESTÕES ACEITO TAMBÉM. BEIJINHOS.

 





 

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